Propostas para a catequese/família: Abraça o presente da Páscoa

Abraça o presente da Páscoa – É Cristo vivo. 

Agarrado a Ele, viverás

Um caminho para a Páscoa, a partir do Plano Diocesano de Pastoral

A Equipa Diocesana de Coordenação, da Diocese do Porto, com a contribuição de elementos e sugestões do COD, oferece uma proposta pastoral à comunidade diocesana, para os tempos litúrgicos da Quaresma e Páscoa.

A partir da mesma e pensando nas famílias, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã disponibiliza para as famílias, nomeadamente as que têm filhos na catequese, vários materiais para o tempo quaresmal (a seu tempo, será divulgada uma proposta para o tempo pascal).

Estes têm em conta a dimensão missionária da catequese e a tarefa de iniciar à vida cristã, possibilitando aos catequizandos assumirem a missão de animar, junto da respetiva família, uma vivência quaresmal relativamente a:

  • viver um momento de oração, diária;
  • assumir um compromisso semanal;
  • alimentar o dia com um pensamento da Exortação Apostólica Christus vivit.

Tendo em conta a importância do telemóvel na vida das famílias e dos mais novos e as suas potencialidades propõem-se três aplicações:

Se preferir, poderá utilizar um cubo em papel:

só entrando no Seu abraço é que compreendemos que Deus Se deixou levar até àquele ponto, até ao paradoxo da cruz, precisamente para abraçar tudo em nós, incluindo quanto havia de mais distante d’Ele: a nossa morte, o nosso sofrimento, as nossas pobrezas, as nossas fragilidades e as nossas misérias. Ele abraçou tudo isto (…), entrou nos buracos negros do ódio, nos buracos negros do abandono para iluminar cada vida e abraçar toda a realidade” (Papa Francisco, Homilia, 20.11.2022).

Partilhar:

Retiro vocacional dos 16 aos 35

O Secretariado da Pastoral das Vocações, da Diocese do Porto, está a organizar um retiro vocacional sobre o tema «#2 quem sou eu?». Uma iniciativa

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.