Hoje, “a vida é “liquida” numa sociedade “liquida...” afirma Zygmunt Bauman. A cadência vertiginosa dos ritmos da existência leva a que a vida seja um exercício de contrarrelógio. A cibercultura anulou em grande parte a “memória viva” obrigando o olhar a fixar-se no “seguinte” e no “seguinte”… deixando que a vida passe entre os dedos como água em queda livre!
Nesta atmosfera frenética, olhar para trás ou para o lado ou para dentro já não fazem parte dos gestos sábios e vivificantes do quotidiano. Vivemos fora de nós! Arrendamos um corpo sem habitar um coração e uma mente sem criar relações, alimentar as raízes e tocar o centro.
Todavia, hoje, preparamo-nos a experimentar “a outra margem” onde surgem sinais de busca e de apelo à interioridade. Toca-nos não perder a oportunidade!
A catequese tem, entre mãos, o desafio de abrir caminhos de interioridade nas vidas de crianças, jovens e adultos. Como encontrar-se consigo mesmo, com Jesus Cristo, o irmão ou o universo sem levar a vida a passar pelo cristal “interior” onde o Espírito realiza a sua obra?
Tentaremos oferecer:
- pistas de reflexão sobre o tema;
- atividades que estimulam a interioridade e desenvolvam competências espirituais;
- algumas catequeses planificadas, a partir dos objetivos e conteúdos propostos pelos Catecismos Nacionais, segundo o método da Leitura Orante da palavra adaptada à catequese.
Caríssimo catequista, Navegador desta página, a missão supõe que a Palavra seja lida, rezada, saboreada, feita vida…
…condição para que a catequese seja espaço de vida que leva das palavras ao Verbo… à comunhão com A Palavra ENCARNADA - Emanuel, Deus Connosco…