Secretariado Diocesano de Educação Cristã da Diocese do Porto

julh1 julh10 julh2 julh3 julh4 julh5 julh6 julh7 julh8 julh9

Não devemos esquecer que -tratando-se de adultos- a motivação é um elemento vital, decisivo, no momento de realizar processos válidos de compromisso e aprendizagem no terreno da formação. Para o adulto, a motivação constitui de facto um fator indispensável para poder entrar e perseverar em projetos de formação ou iniciativas de responsabilidade educativa. A ciência didática ensina-nos que o fator mais importante no processo de aprendizagem do adulto é precisamente a motivação6, a única capaz de articular vitalmente qualquer proposta operativa com os interesse concretos do adulto: «Motivar um participante para uma tarefa de atualização é identificar a realização do trabalho com a satisfação de uma das suas necessidades fundamentais (P.GRIEGER) ».

Emílio Alberich Sotomayor

 

Estimados Catequistas, Educadores, atendendo a que sem a família, dificilmente a iniciação cristã será efetiva e atingirá a sua finalidade e meta, que pode fazer a comunidade  cristã, a catequese para oferecer experiências significativas motivadoras de processos de “aproximação, aprofundamento, regresso, reconstrução de identidade cristã” das famílias dos catequizandos?

Embora seja uma tarefa exigente, não podemos mais adiar a missão de estabelecer uma parceria com a família em ordem à educação para a vida na fé.

A catequese da infância e da adolescência oferece-nos a oportunidade de acolher as famílias e de lhes oferecer um espaço/tempo de encontro entre si e com a comunidade cristã através de experiências significativas de humanização e de encontro com Jesus Cristo, como no poço de Sicar, para que a fé volte a ter um lugar no lar.

Quem sabe se, após vários encontros, alguns adultos querendo aprofundar a sua fé não solicitarão uma catequese de adultos? É urgente integrar a família no processo catequético através duma catequese missionária! Não será um dos desafios da Nova Evangelização?

 

Convidamos o NAVEGADOR desta PÁGINA a despir as saudades da cristandade e a vencer a resignação hoje, como em todos os momentos da história o Espírito suscita caminhos de resposta em fidelidade!

 

Nesta página, Caríssimo Navegador, encontrará:

Uma reflexão teórica sobre os itinerários da catequese familiar e da catequese intergeracional;

Uma proposta de processo de implementação de projetos/itinerários;

Material par momentos intergeracionais… 

Partilhe este artigo: