Secretariado Diocesano de Educação Cristã da Diocese do Porto

Programa SDEC

Elaborado a partir do Plano Pastoral da Diocese do Porto, o programa de ação no âmbito catequético não é «um facto meramente estratégico, pensando numa maior eficácia da ação evangelizadora, mas possui uma dimensão teológica de fundo. A ação evangelizadora deve ser bem coordenada, porque tem como objetivo a unidade da fé, que, por sua vez, sustenta todas as ações da Igreja (DGC272)». À ortodoxia a que deve fidelidade a catequese, se acrescente a exigência de corresponder à natureza, finalidade e tarefas que lhe são próprias no coração da evangelização. 

A última carta pastoral (Catequese: A Alegria do encontro com Jesus Cristo), a Conferência Episcopal Portuguese aponta, neste sentido, algumas diretrizes:

a catequese se não pode reduzir à transmissão de conteúdos doutrinais, como no modelo escolar. A transmissão tem de fazer-se de modo vivenciado, inserida no ENCONTRO com Jesus Cristo. De resto, todo o encontro de catequese tem de ser encontro com Ele. Porque é Ele quem, vindo ao nosso encontro, nos pode despertar para a fé, uma fé que atinja todo o nosso ser: a cabeça, o coração e as mãos, que, segundo o Papa Francisco, necessariamente se correlacionam: a cabeça para “pensar o que se sente e o que se faz”; o coração para sentir o que se pensa e o que se faz”; e as mãos para “fazer o que se sente e se pensa”(Papa Francisco) ».

- «é sobretudo (…), na Igreja, que podem encontrar-se com Jesus Cristo Senhor, presente ao vivo na Palavra, na Liturgia, em especial na Eucaristia e nos sacramentos, e na prática da caridade (CEP- CAECJC) » …

Convidamos o NAVEGADOR desta PÁGINA 

a descobrir

e a implantar/adaptar as sugestões propostas pelo SDEC !

Partilhe este artigo:

                Material áudio e vídeos: para FORMAÇÃO de catequistas

Nos últimos anos, a Fundação Secretariado Nacional de Catequese, através da sua plataforma on-line EDUCRIS, tem oferecido ao SDEC, a gravação de alguns dos cursos ministrados nas Jornadas de catequéticas, organizadas no mês de julho, em Vilar, no Porto. Estes materiais áudios podem ser utilizados quer para a formação pessoal do catequista quer em formações promovidas pelas Paróquias ou Vigararias. Elencamos alguns dos temas para que possam fazer downloads: 

Ler mais...